Autor: AF
Fonte: http://www.radiovaticana.org/portuguese/brasarchi/2004/RV17_2004/04_17_34.htm
IGREJA LUTERANA PAGA MAXI-RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE ABUSOS SEXUAIS POR PARTE DE UM PASTOR
Washington, 22 abr (RV) - As nove vítimas dos abusos sexuais cometidos pelo Rev. Gerald Patrick Thomas, um pastor luterano de Marshall (Texas), receberão indenizações no valor de 69 milhões de dólares, determinou hoje, quinta-feira, um tribunal dessa localidade.
O Rev. Thomas, pastor da Igreja do Bom Pastor em Marshall, também foi condenado a 397 anos de prisão pelos abusos cometidos entre 1997 e 2001, ano em que foi detido.
A Igreja Evangélica Luterana, à qual pertencem cinco milhões de norte-americanos, terá que pagar as indenizações, num caso que mostra certas semelhanças com o escândalo de abusos sexuais na Igreja Católica.
O tribunal que determinou as indenizações considerou provado que Mark Herbener, ex-bispo do grupo que pertence à Igreja do Bom Pastor, e seu assistente, Earl Eliason, ignoraram durante anos as advertências sobre o comportamento de Thomas.
O valor das indenizações é inferior à quantia de 85 milhões de dólares que Arquidiocese católica de Boston terá de pagar as vítimas de abusos.
No entanto, as quantias individuais das vítimas católicas serão muito inferiores, pois o valor será dividido entre 552 pessoas, sendo a metade para pagar os advogados. (AF)