Autor: Rowan Williams
Fonte: Lista Católica
Lider protestante defende a relacao homosexual
Fonte: Lista Catolica
GRÃ-BRETANHA: LÍDER ANGLICANO DEFENDE RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS “FIÉIS”
04/12/2002 10:00:43
Londres, 04 dez (Lusa) - O novo chefe da Igreja anglicana, Rowan Williams, considerou domingo último, na véspera de assumir oficialmente as suas funções, que uma relação homossexual duradoura e "fiel" não é contrária aos ensinamentos da Bíblia.
"Parece-me muito triste, e bastante revelador que, quando está em questão a sexualidade, nos tornemos subitamente menos inteligentes na nossa leitura da Bíblia", refere o arcebispo de Cantuária numa entrevista transmitida pela rede de televisão da BBC.
"Se a Bíblia diz muito claramente que um heterossexual que se envolve numa relação homossexual para seu prazer ou pelo gosto da variedade não obedece à vontade de Deus, significará isso automaticamente que se trata da única forma de atividade homossexual possível?", pergunta o chefe espiritual dos cerca de 70 milhões de anglicanos do mundo.
"Pessoalmente, concluo que há argumentos a favor de um reconhecimento de uma relação fiel entre pessoas do mesmo sexo", afirmou Williams, que defende um debate "honesto" sobre a questão.
O arcebispo de Cantuária, conhecido por suas posições por vezes controversas no seio da sua própria igreja, criticou também a tendência "anti-cristã" da hierarquia anglicana ao atribuir honras e distinções, e declarou-se pronto a relançar o debate sobre a separação entre a Igreja e o Estado.
A rainha Isabel II é a chefe suprema da Igreja anglicana, igreja "oficial" da Inglaterra.
O deputado trabalhista John Austin anunciou, por seu turno, que apresentar! á segunda-feira, por ocasião da tomada oficial do cargo por Roan Williams, uma moção exigido a separação entre a Igreja e o Estado na Inglaterra.