domingo, 16 de março de 2008

PRESIDENTE DE IGREJA PROTESTANTE É INVESTIGADO POR SUPOSTO PLANO DE HOMICÍDIO !

Autor: Agência Estado
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL59360-5601,00.html

Câmara vai investigar Mário de Oliveira

Comissão vai apurar se deputado do PSC mandou matar colega.
Acusado diz que se trata de 'armação' contra ele.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, criou uma comissão de sindicância destinada a apurar o suposto envolvimento do deputado Mario de Oliveira (PSC-MG) em um plano para assassinar o deputado Carlos Willian (PTC-MG).

O suposto plano foi denunciado pela Polícia Civil de São Paulo após a prisão de Odair da Silva, de 44 anos, freqüentador da Igreja do Evangelho quadrangular do Brasil, cujo presidente é Mário de Oliveira.

Em depoimento à Polícia, Odair teria confessado que contratou um pistoleiro para executar Carlos Willian.

A comissão será integrada, entre outros, pelo corregedor da Câmara, deputado Inocêncio Olivera (PR-PE).

Em sessenta dias, a comissão terá de apresentar suas conclusões pedindo ou não a cassação do mandato de Oliveira.

Em nota, Mário de Oliveira disse que é um homem honrado.

"Repudio veemetemente e com indignação as reportagens envolvendo meu nome. Em minha vida pública nunca me envolvi em nenhuma irregularidade e sempre pautei minha vida pelo bem. Sou pastor evangélico há 40 anos e sinto-me responsável por um rebanho de mais de 2.500.000 fiéis", afirmou.


Oliveira disse ainda que está sendo "atacado, injustamente, por todos os lados e não sei por quem e nem porque". "A única certeza que tenho é de não ter praticado nada contra ninguém."

Plenário

Os deputados Carlos Willian e Mário de Oliveira ficaram, nesta terça (26), cara a cara no plenário.

“Com as gravações que a polícia tem em mãos, mostra-se claramente que os bandidos me seguiram durante quatro vezes e, na quinta-feira passada, estava tudo acertado que um iria viajar do meu lado, iria telefonar e eles iriam me matar na quinta-feira”, disse Carlos Willian.

“Não sou idiota para contratar matadores através do telefone, principalmente porque nós sabemos que, hoje, nós, deputados, em regra geral, temos os nossos aparelhos grampeados”, retrucou Mário, do (PSC–MG).

A briga é antiga.

Em fevereiro, o deputado Carlos Willian entrou com uma ação na Justiça e com uma representação na Corregedoria da Câmara contra Oliveira, que o teria caluniado e agredido verbalmente.

Cassação
Nesta terça (26), o Partido Trabalhista Cristão, legenda e Oliveira anunciou que deverá protocolar uma representação no Conselho de Ética da Câmara solicitando a cassação do mandato do deputado.

O presidente nacional do partido, Daniel Tourinho, disse que a ação criminal que apura a tentativa de homicídio servirá de base para a representação contra Oliveira.

Um advogado criminalista foi contratado para analisar os detalhes das investigações e acompanhar o inquérito, remetido para o Supremo Tribunal Federal (STF).