Autor: ....
Fonte: http://www.cruzeironet.com.br/run/2/158937.shl
A Polícia Federal de Sorocaba apreendeu um computador, disquetes e documentos de um escritório contábil em Diadema, na Grande São Paulo. O dono, o pastor e vereador Isaías Maria (PV), de 34 anos, foi trazido a Sorocaba e indiciado por estelionato tentado contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A PF tomou a medida em continuidade a uma tentativa de fraude descoberta pela agência do INSS de Sorocaba.
Na quarta-feira, duas pessoas foram indiciadas por estelionato: Francisco Cícero Leite Ferreira, que trabalha no escritório de Isaías e Wilson Falsoni Cavalcante, que seria o beneficiado do pedido de aposentadoria especial. Os laudos médicos eram falsos, constatou o INSS, que avisou a Polícia Federal. Os dois foram detidos na agência de Sorocaba.
Entre os documentos apreendidos sexta-feira havia 12 cópias de pedidos de benefícios, com laudos aparentemente falsos. Todo o material será periciado pela PF, segundo o delegado Fernando Antônio Bonhsack. O Escritório de Contabilidade Sião fica no centro de Diadema. A apreensão foi efetuada por Bonhsack, acompanhado de agentes federais.
Segundo o gerente-executivo regional do INSS, Décio Araújo, além dos benefícios por incapacidade - que é o mais fraudado - os processos de aposentadoria passam agora a ter maior cuidado na análise para a concessão. A tentativa de fraude desta semana motivou o rigor. Os funcionários também pesquisam pedidos de pessoas de cidades fora da região de Sorocaba a fim de levantar possíveis irregularidades.
Em seu pedido de aposentadoria especial, Wilson forneceu um endereço de Sorocaba, apesar de não morar na cidade. A rua cujo nome deu ao INSS, e seria no bairro Cajuru, não existe. A tentativa pode fazer parte de um esquema maior de fraudes contra a Previdência, observa Bonhsack.